DIRF – Prazo para envio é dia 28/02

ATENÇÃO! É preciso Certificado Digital válido para envio!

Fale com a Pronova agora mesmo para emitir ou renovar seu Certificado Digital e não perca o prazo! Você conta com mais de 20 filiais no Brasil e filial na Europa.



A Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF) é obrigatória para pessoas físicas e jurídicas que, durante o ano-calendário de 2018, tenham pago ou creditado rendimentos sobre os quais tenha havido algum tipo de retenção.


Nesse caso específico, trata-se do Imposto Sobre a Renda Retido na Fonte (IRRF) e as Contribuições Sociais Retidas (tais como CSL, PIS-Pasep e Cofins). A declaração deve ser feita mesmo que a retenção tenha sido feita em apenas um único mês do ano anterior.


A Receita Federal possui um programa próprio para preenchimento, validação e envio da DIRF. Todo ano é lançada uma nova versão do Programa Gerador de Declaração contendo as últimas alterações tributárias trazidas pelas instruções normativas e demais dispositivos legais.


Assim, é preciso que o contribuinte atualize o programa anualmente, antes do prazo para envio da DIRF. Caso contrário, não será possível fazer o preenchimento correto do documento e o envio à Receita Federal pode até mesmo não ser aceito.


O contribuinte que deixar de entregar a obrigação acessória ou entregá-la fora do prazo estabelecido pela legislação, assim como aquele que apresentar a obrigação com dados incorretos ou omissão de informações, estará sujeito ao pagamento de multas.



PRONOVA – A sua Certificadora Digital no Brasil e na Europa