Alerta Golpes Informáticos
Olá a todos
No seguimento de algumas tentativas de burla que tivemos conhecimento e envolvem a falsificação de dados bancários de clientes enviados por email e também acesso indevido a contas de email PRONOVA através de roubo de senhas (passwords) queremos alertar todos para as boas práticas de segurança que devem ser sempre seguidas.
90% dos ciberataques começam através de phishing, um crime informático que consiste na distribuição de mensagens de correio eletrónico com ligações para falsos sítios web (instituições bancárias, redes sociais, ou outras), com o objetivo de obter dados pessoais dos utilizadores através de pedidos de atualização de passwords ou de dados.
A PRONOVA NUNCA pede por email ou SMS que coloque o seu utilizador ou password em nenhuma plataforma.
Se tiver alguma dúvida apenas deve colocar as senhas (passwords) diretamente nas plataformas da empresa e nunca seguir links que receba.
Tendo em conta que as tentativas de burla envolvem contas bancárias em bancos nacionais devem SEMPRE ser validados os dados bancários ou presencialmente ou por telefone antes de serem transmitidos ao clientes.
Caso suspeite que tenha havido acesso ilegítimo às suas contas deve notificar infra@pronova.com.br imediatamente.
Se tiver evidências como emails fraudulentos enviados em seu nome ou recebido emails com dados bancários falsos deve sempre ser apresentada queixa às autoridades.
Seguem 6 regras básicas de segurança que devem ter sempre em atenção:
1. Pense antes de clicar
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Seja no email, SMS ou navegador de internet, nunca clique em links ou abra anexos de origem duvidosa e que não reconheça a origem.
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Verifique sempre que os domínios dos remetentes dos emails que recebe estão relacionados com a entidade que os envia.
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Verifique que os sites a que acede começam por HTTPS//.
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Em caso de dúvida nunca deve abrir nenhum link ou tentar descarregar ficheiros de origens que desconhece
2. Utilize senhas (passwords) fortes
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O ideal é que sua senha (password) deve ser formada por vários tipos de caracteres, como letras (minúsculas e maiúsculas), números e sinais de pontuação.
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Evite incluir nomes, datas e números de documentos.
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Altere as passwords regularmente (a cada 90 dias)
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Não divulgue a sua password, não a tenha escrita e não use a mesma password para diferentes plataformas, pois se alguém a descobrir para uma conta, conseguirá ter acesso a todas as outras.
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As senhas (passwords) “123456”, “password” e “qwerty” são das mais usadas em todo o mundo. São perigosas por serem pouco complexas e bastante comuns.
3. Bloqueie o dispositivo quando se ausentar
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Nunca abandone o seu dispositivo sem o bloquear, seja o computador, o smartphone ou o tablet.
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Defina um tempo de bloqueio automático do dispositivo. Assim, mesmo que se esqueça de o fazer, o aparelho bloqueará sozinho ao fim desse tempo (por exemplo, 30 segundos).
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Deixar o dispositivo desbloqueado pode permitir que informações importantes sejam roubadas por terceiros.
4. Tenha sempre o Antivirus, Sistema Operacional e Software atualizados
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Deve sempre garantir que o seu computador e telefone têm todos as atualizações de software feitas
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Todos os computadores devem sempre ter o Antivirus e de preferência também uma firewall activa
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Faça a Análise periódica do seu disco rígido (HD)
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Não instale software ilegal
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Não aceite pedidos de instalações no seu computador desde os sites que visita a não ser que tenha a certeza do objetivo e de que é seguro
5. Não ligue ao seu computador dispositivos desconhecidos
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Tenha cuidado com os dispositivos que liga ao seu computador. Os vírus podem ser espalhados com recursos a pen drive, discos externos ou telemóveis infetados.
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Da mesma forma, não ligue a sua pen drive ou disco externo a dispositivos que não conhece ou que são utilizados por muitas pessoas.
6. Faça backups com regularidade
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Guarde as informações mais importantes num dispositivo externo. Assim, se alguma coisa acontecer ao seu computador ou ao dispositivo que tem os seus dados, terá uma cópia de segurança com aquilo de que precisa.
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A Segurança dos seus dados, dos seus clientes e dos seus negócios depende de todos e cada um, sigam sempre as boas práticas.
O Departamento de Tecnologia da Informação e de Suporte Técnico da PRONOVA está disponível para ajudar a esclarecer quaisquer dúvidas que surjam.
Obrigado pela atenção