Cada vez mais brasileiros estão utilizando o GOV.BR para acessar os serviços públicos digitais com segurança e comodidade. No final de maio, a plataforma GOV.BR, gerida pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), registrou 149,4 milhões de contas, sendo 69 milhões níveis ouro e prata. As contas com os níveis reforçados de segurança representam 46% das contas GOV.BR. O nível ouro é o que teve maior crescimento em 2023, com cerca de 39%. Para alcançar esse nível, é preciso realizar a validação facial no aplicativo GOV.BR utilizando a biometria colhida pela Justiça Eleitoral, caso tenha feito, ou através do certificado digital.
Com os níveis de acesso Prata e Ouro a vantagem é reforçada com a validação de sua identidade para acesso a serviços considerados mais sensíveis, como o declaração pré-preenchida do Imposto de Renda, a assinatura eletrônica e prova de vida digital. As identidades Prata ou Ouro exigem maior garantia quanto a autenticação da identificação do cidadão e permite interações eletrônicas com os entes públicos com informações protegidas por grau de sigilo.
A conta GOV.BR é gratuita e acessível por três tipos de cadastro: Bronze, Prata e Ouro. Cada um deles requer níveis de segurança diferentes e demandam coletas de dados distintas. A identidade digital Bronze é a mais simples e o usuário recebe automaticamente ao fazer o seu cadastro na plataforma. Com este nível, já é possível fazer acessos e transações simples, válidas em situações de baixo risco e que não envolvam informações sigilosas. “O uso das contas Ouro e Prata na plataforma GOV.BR ampliam a segurança na identificação do cidadão, o que é muito importante para evitar fraudes contra os cofres públicos e contra o próprio cidadão”, reforça o secretário de Governo Digital do Ministério da Gestão, Rogério Mascarenhas. A conta pode ser acessada por computador, notebook ou celular.
Validação bancária
A validação bancária é uma forma fácil de entrar na conta GOV.BR e obter um nível elevado de segurança, o Prata. Para isso, o solicitante precisa se autenticar em uma das 11 instituições financeiras credenciadas no GOV.BR: Banco Mercantil, Itaú, Agibank, Banco do Brasil, Caixa, Sicoob, Banrisul, BRB, Santander e Bradesco.
O procedimento do correntista nesses diferentes bancos é basicamente o mesmo: ao entrar na conta no GOV.BR, o usuário já visualiza ‘Outras opções de identificação’ e, na sequência, clica em ‘Login com seu banco’. A próxima tela é a da logo dos bancos integrados, na qual o cidadão escolhe o seu banco. Para obter a conta prata no GOV.BR, basta realizar essa validação bancária.
Nem a plataforma GOV.BR tem acesso a dados bancários do cidadão, nem o banco acessado recebe informações das pessoas que constam nos órgãos do governo federal. A integração das onze instituições financeiras ao GOV.BR serve para qualificar a conta do cidadão a partir da conferência de dados já existentes em ambas as partes, aumentando a segurança. Trata-se de uma facilidade e uma proteção ao cidadão.
Para saber mais sobre os níveis da conta GOV.BR, acesse: https://www.gov.br/governodigital/pt-br/conta-gov-br
Fonte: AARB & Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos