Diretoria do ITI participa de evento com Agentes de Registros internacionais

Na última semana, dia 13 de outubro, o Diretor-Presidente do ITI, Carlos Fortner, o Diretor de Infraestrutura de Chaves Públicas, Maurício Coelho e o Diretor de Auditoria, Fiscalização e Normalização, Pedro Pinheiro Cardoso participaram do Pronova Internacional – 20 Anos de ICP-Brasil.

O evento contou com a presença de Agentes de Registros Internacionais de diversos países como Portugal, Espanha, França, Bélgica, Holanda, Áustria, Itália, Alemanha, Suíça, China, Japão, Nova Zelândia, Suriname, Argentina, Canadá e EUA.

Dentro do tema dos 20 anos da ICP-Brasil, foram debatidos assuntos importantes para o mercado internacional de Certificação Digital, bem como os avanços tecnológicos da certificação digital e como podem agregar novos serviços e oportunidades para que todos os brasileiros residentes fora do País possam exercer sua cidadania plena.

Mauro Moreira – Presidente do Grupo Pronova           Carlos Fortner – Diretor Presidente do ITI

Na ocasião, Carlos Fortner, Diretor-Presidente do ITI afirmou que “Nesses 20 anos de ICP-Brasil, muitos desafios foram vencidos, mas podemos dizer que hoje vivemos um ótimo momento no que diz respeito ao crescimento da Certificação Digital no Brasil. E, podemos ver também um crescimento desse serviço fora do País, quando disponibilizamos ao cidadão brasileiro a possibilidade de poder assinar um documento como se estivesse assinando num cartório aqui no Brasil, por exemplo. Avançamos muito, mas temos potencial para ir além e é nisso que estamos trabalhando.”

A participação da Diretoria do ITI nesse evento foi muito importante para o Grupo Pronova, porque de certa forma coroa nossa missão internacional. Trabalhamos com Certificação Digital desde 2007, quando iniciamos nossa operação no Brasil, a partir da cidade do Rio de Janeiro. Em 2014, viemos para a Europa desbravar a atividade de Certificação Digital conquistando novas fronteiras para dar suporte aos brasileiros que residem ou que estão temporariamente em outros países. Quando tivemos essa iniciativa, oficializamos nossa atuação do exterior junto ao ITI e ao mercado Europeu. Somos de fato uma empresa brasileira registrada na Europa para as atividades relacionadas a Certificados Digitais. Em seguida, expandimos nossa operação para outros continentes“, declara Mauro Moreira, fundador e presidente do Grupo Pronova.

Mauro Moreira revela que, em julho de 2021, a Pronova concluiu um longo processo para a obtenção do Selo de Conformidade GDPR – General Data Protection Regulation. Esse selo é solicitado por adesão voluntária por parte das empresas que querem dar transparência às suas atividades e conquistar a confiança de seus clientes uma vez que para obter esse selo a empresa precisa submeter seus processos operacionais, seus procedimentos administrativos, métodos e sistemas tecnológicos em relação a privacidade e proteção dos dados e, adicionalmente, a empresa passa por auditorias contábeis e fiscais nos países em que opera.

“O Selo de Conformidade GDPR, reconhecido mundialmente, é mais um fator que contribui para que a Pronova possa conquistar e manter um time tão especial de parceiros em nossa cadeia de emissão o que acaba refletindo na excelência da nossa entrega ao cliente final,” finaliza Moreira.

Com informações Pronova e ITI

CEO da PRONOVA Certificadora Digital fala como a empresa se adaptou no cenário do COVID-19
Para ajudar empresas e pessoas físicas que dependem do Certificado Digital a manterem suas atividades