Renovação On-line de e-CPF A3

A Renovação On-Line de e-CPF A3 voltou a ser possível!


Comprar Renovação On-Line PF A3 AR PROCERTI
Comprar Renovação On-Line e-CPF A3 AR PRONOVA

Clique no botão acima ou use o seu leitor de QR Code.







Tanto os botões cima ou os qr codes irão direcionar você para o nosso Portal na Cielo. Lá você poderá pagar com seu cartão de crédito ou débito. Para que possamos identificar rapidamente a sua compra, no nosso Portal da Cielo, use o seu e-mail que está registrado no seu certificado digital.

ATENÇÃO: somente faça esta compra se seu certificado ainda estiver com validade de pelo menos 15 (quinze) dias úteis!

Ao final da compra, recomendamos gerar um PDF do comprovante de pagamento e enviar o mesmo para renovar@pronova.com.br.

Como verificar a validade do certificado digital?

Será que seu certificado está prestes a expirar? Que tal dar uma olhada nisso agora? O caminho é bastante simples:

  1. Conecte seu certificado digital em seu computador;

  2. Abra o Google Chrome, clique no ícone que tem a forma de um símbolo de “reticências vertical” (situado à extrema direita da barra de endereços) e escolha a opção “configurações”);

  3. Vá em “mostrar configurações avançadas”;

  4. Clique no botão “gerenciar certificados”. Uma caixa de diálogo será aberta, exibindo dados, como seu nome, CPF, Autoridade Certificadora e, é claro, a validade de seu certificado digital.

Prepare-se com antecedência para a renovação do certificado digital

A renovação não pode ser feita após o fim da validade do certificado, uma vez que ele se torna inválido quando isso ocorre. Então, para evitar quaisquer problemas, recomenda-se que a renovação seja solicitada com 30 dias de antecedência em relação ao vencimento, principalmente quando pode ocorrer a  necessidade de validação presencial, na eventualidade de renovar on-line.

Assim, o responsável pode tranquilamente listar os requisitos, checá-los e, sendo preciso, resolver pendências — como solicitar segunda via de algum documento insubstituível.

A antecedência também é importante porque a renovação só é concluída quando as novas chaves (pública e privada) são emitidas, após assinatura virtual ou presencial, e a nova certificação fica disponível ao usuário. Ou seja, estar com a visita presencial marcada para o último dia de validade não garante que tudo ocorrerá sem problemas — qualquer contratempo pode atrapalhar o processo e atrasá-lo em um dia, o que desrespeitaria o prazo.

Esteja atento a algumas proibições antes de proceder

A falta de cuidado com o prazo pode impedir a renovação do certificado digital, assim como também não há possibilidade de renová-lo fazendo alterações. Veja o que você precisa saber sobre os casos específicos mais comuns:

Não é possível renovar o certificado digital expirado ou revogado

Não deixe para renovar sua certificação após o término da validade pelos motivos listados acima. Caso isso ocorra, é preciso fazer um novo certificado, com o mesmo procedimento realizado em sua emissão, ou seja, com validação presencial.

E se você tiver revogado a certificação por algum motivo — como perspectiva de não utilizá-la novamente — não poderá renová-la porque a revogação também a invalida. Então, é preciso fazeruma nova emissão com validação presencial.

Não é possível renovar o certificado e mudar seu tipo

Também não há a possibilidade de renovar a certificação alterando seu perfil. O certificado A3, válido por um ano, dois anos ou três anos, não pode ser renovado e transformado em A1, que vale por um ano e é utilizado via software.

Para a alteração de modelo, é preciso revogar o certificado original e requisitar o segundo.

Não há como escolher outra Autoridade Certificadora para renovação

Toda renovação, presencial ou on-line, deve ser feita com a mesma certificadora da ocasião da emissão. Não é possível renovar o certificado com uma autoridade diferente. Portanto, se você deseja trocar de Autoridade Certificadora, revogue sua certificação e adquira uma nova.