Perguntas Frequentes


1) Recebi o e-mail a informar que meu certificado SerproID está aprovado, o que devo fazer?

Acesse a loja de aplicativos do seu celular e instale o app SerproID. Depois abra o app e toque em Certificados e depois em +, digite seu CPF e sua data de nascimento para iniciar a instalação do certificado. Para maiores informações, assista ao vídeo

Assista ao vídeo


2) Recebi o e-mail a informar que meu certificado SerproID está aprovado, realizei três tentativas consecutivas e não consegui fazer a biometria facial. O que devo fazer?

Não se preocupe, o aplicativo vai oferecer um procedimento onde será necessário informar seu número de referência, seu código de acesso e a sua senha de relacionamento. Se não lembrar sua senha de relacionamento, acesse https://certificados.serpro.gov.br/credenciais/ ou entre em contato com o agente de registro que fez a aprovação do seu pedido de certificado.

NOTA: o seu número de referência e o seu código de acesso são enviados para o seu e-mail


3) Meu certificado consta como emitido, como faço a assinatura do contrato?

Acesse o link enviado pelo Registro de Imóveis, clique em Conferir e Assinar, depois em Nuvem > NEOID/SERPRO e aprove pelo app.

Se tiver problemas, copie o link e abra no Google Chrome. Reinicie o aparelho em caso de erro.

Assista ao vídeo

Se não recebeu o link, acesse: assinador.registrodeimoveis.org.br > Login > Entrar com certificado > Acessar com certificado em nuvem.


4) Sou usuário do navegador Safari (iOS) e não consigo assinar, o que devo fazer?

Instale o navegador Google Chrome, copie o link e abra-o no Chrome.


5) Sou usuário do navegador Mi (Xiaomi) e não consigo assinar, o que devo fazer?

Instale o navegador Google Chrome, copie o link e abra-o no Chrome.


6) Não consigo assinar o documento no meu celular, dá erro. O que devo fazer?

Se não conseguir assinar pelo celular, tente em um computador com Windows.

Veja o passo a passo aqui